segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Platão: Considerado o primeiro Pedagogo

 

platao-705200

O filósofo grego que viveu entre 427 e 347 a.C., um dos filósofos clássicos, é considerado como o primeiro pedagogo na História.

Platão concebeu um sistema educacional integrado à dimensão ética e à política. Assim, o objetivo da Educação, para ele, era a formação do homem moral, vivendo num Estado justo. Ao contrário do pensamento da época em que viveu, acreditava na busca contínua da virtude, da verdade e da justiça. Afirmava que essa busca deve acontecer por toda a vida do “homem virtuoso”, não podendo ser restrita aos anos de juventude.

Educar, para Platão, é vital para a ordem política, baseada na justiça e deve ser tarefa de toda a sociedade. Interessante para analisarmos, principalmente porque estamos em época de eleição e, o que podemos ver é exatamente a bagunça que Platão previu há séculos, já que a Democracia concede poder a pessoas despreparadas para governar.

Segundo o filósofo grego, a educação deveria ser permanente e dividida em etapas. Até os 10 anos, a educação seria predominantemente física, constituída de brincadeiras e esporte. Isto porque a ideia era criar uma reserva de saúdepara toda a vida. Depois, a etapa seguinte seria a educação musical (música e poesia) para aprender a harmonia e ritmo, que criariam uma propensão à justiça, à Matemática, História e Ciência. Após os 16 anos, além da Música, voltariam os exercícios físicos, para equilibrar força muscular e aprimoramento do espírito. Quando os jovens atingissem seus 20 anos, fariam um teste para identificar a carreira, pois quem fosse aprovado continuaria com mais 10 anos com instrução e exercícios para o corpo e que não fosse aprovado, seriam encaminhados para a carreira militar. Dessa forma, aos 35 anos, após a preparação para pensar com clareza e governar com sabedoria, terminaria a preparação dos chamados “reis-filósofos”. Previam-se ainda mais 15 anos de vida em sociedade, para que testassem seus conhecimentos entre os homens comuns e trabalharem para se sustentar. E, os que fossem bem-sucedidos estariam preparados para tornarem-se governantes ou guardiães do Estado.

Platão acreditava que através do conhecimento e do acesso aos valores, o instinto, a ganância e a violência poderiam ser controlados.

Muito diferente do que vemos hoje no Brasil, um pensamento que vai numa vertente oposta ao que temos como realidade.

Reflita, analise e por favor, comente!

 

professora2_thumb.gif[2]

Para Pesquisa:

1. Imagem: ( http://cascadabanana.blogspot.com.br/2011/04/frases-platao.html );

2. Platão ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o );

3. Portal Graecia Antiqua ( http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0336 ).