A dificuldade que um indivíduo apresenta ao aprender Matemática não implica que este seja menos inteligente que outros, segundo Beatriz Vargas Dorneles, em matéria da revista “Pátio Revista Pedagógica”, de Novembro de 2008 a Janeiro de 2009.
No Brasil, para medir os resultados funcionais da escolarização da população existe o índice de fracasso escolar em Matemática, o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf). Este analisa o “letramento numérico” da população. Os resultados apresentados pelo Inaf podem ser acessados em www.ipm.org.br.
O Inaf estabelece três níveis de alfabetismo funcional, como sendo:
Nível 1 – Alfabetismo nível rudimentar: capacidade de ler números relacionados aum determinado contexto, tais como preços, horários, números de telefone, etc.
Nível 2 – Alfabetismo nível básico: capacidade de dominar a leitura de números, resolver operações usuais (soma, subtração e multiplicação), operar calculadora, porém não identifica a relação de proporcionalidade.
Nível 3 – Alfabetismo nível pleno: capacidade de armar estratégias de resolução de problemas mais complexos, facilidade com mapas e gráficos, não apresentando dificuldades em relação à Matemática.
No Brasil, para medir os resultados funcionais da escolarização da população existe o índice de fracasso escolar em Matemática, o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf). Este analisa o “letramento numérico” da população. Os resultados apresentados pelo Inaf podem ser acessados em www.ipm.org.br.
O Inaf estabelece três níveis de alfabetismo funcional, como sendo:
Nível 1 – Alfabetismo nível rudimentar: capacidade de ler números relacionados aum determinado contexto, tais como preços, horários, números de telefone, etc.
Nível 2 – Alfabetismo nível básico: capacidade de dominar a leitura de números, resolver operações usuais (soma, subtração e multiplicação), operar calculadora, porém não identifica a relação de proporcionalidade.
Nível 3 – Alfabetismo nível pleno: capacidade de armar estratégias de resolução de problemas mais complexos, facilidade com mapas e gráficos, não apresentando dificuldades em relação à Matemática.
Segundo este indicador, a maior parte dos brasileiros não se encontram no nível 3 deste índice. E a autora aponta que para que haja um melhor desempenho de adultos na área é necessário que o indivíduo compreenda o significado dos conteúdos matemáticos, enquanto sejam crianças e adolescentes.
(Fonte: Pátio Revista Pedagógica, n. 48, Nov. 2008/Jan. 2009)
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