quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ser professor no Brasil

college-professor-running

E como é difícil a tarefa do professor no Brasil. Ainda me lembro de quando meus avós me falavam sobre o respeito ao professor no tempo deles de escola.

Muitos falam que o respeito daquela época vinha por causa de uma característica autoritária que alguns profissionais adotavam. Acusam de forma generalizada, injusta e que, ao meu ver, contribuiu muito para a ridicularização da profissão docente.

Mera desculpa para implantar o sistema de “aprovação automática” e mascarar os índices que precisam ser mostrados ao mundo.

Os estudantes comentam: “Troca de profissão professora, você não merece isso”, outros, com olhos tortos, caretas, risadinhas, ridicularizam o profissional. Se acontece alguma coisa, a culpa é do professor, um aluno esfolou o outro na sala de aula, enquanto o professor virou para escrever no quadro alguma orientação para a tarefa: a culpa é do professor. O estudante revoltado com a própria condição prefere os caminhos da marginalidade, rouba objetos até dos próprios colegas, em vez de procurar educar-se ao máximo para sair dessa condição imposta pelo sistema. E a culpa é sempre do professor, na mídia, na escola, na comunidade, na sociedade…

Hoje o professor é culpado por todas as coisas ruins que acontecem na sociedade, inclusive pelas tragédias, pela violência, pelo próprio descaso das condições de trabalho. Um absurdo! Mas a verdade é que o governo está conseguindo o que quer. Com os valores invertidos na sociedade, exigindo que a nota final do aluno seja alterada, ameaçando cortar o “bônus de fim de ano” dos professores, tolhendo a criatividade do docente na preparação das suas aulas, impondo-lhe as suas apostilas, preparadas para as provas que apontam os índices de que precisam para continuar enganando assim a cada cidadão, formando uma imensa massa de ignorantes, excelentes eleitores para o futuro para a continuidade de sucessivos governos corruptos.

Onde foi parar o respeito ao profissional, ao indivíduo? E todo o empenho, todos os títulos, todas as noites de insônia debruçado nos livros?

Encontraram um “bode espiatório” para colocar a culpa de toda a podridão do sistema de ensino no Brasil: o professor.

 

Um abraço e que Deus nos ajude!

 

professora2_thumb.gif[2] 

Para Pesquisa:

1. Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/unesco.htm )

2. Blog Educação ( http://www.blogeducacao.org.br/o-desafio-de-ser-professor-no-brasil/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário.