Considerado como um desafio para o professor de Matemática no Brasil, o Cálculo Mental não foi assunto de prioridade nos seus anos de formação. Assim, os professores acabam tendo que aprender a lidar com este assunto a partir das próprias experiências na vida profissional.
O Cálculo Mental pode ser trabalhado, tendo como base as situações-problema. O correto é o professor conversar com o aluno sobre a atividade, orientar e não informar ou dar pistas sobre o cálculo que deverá ser utilizado. Dessa forma, o aluno fica livre para encontrar a sua própria estratégia para resolver o problema. Após este passo, será a hora de compartilhar com os outros colegas os caminhos que cada aluno utilizou para chegar à resposta. O professor deve registrar estas estratégias no quadro, em linguagem matemática, para que todos entendam juntos estes caminhos.
Outro objetivo do cálculo mental é a memorização de certos resultados, devidamente apoiados na construção e identificação de conceitos, previamente. Um exemplo disto é a tabuada, um importante repertório usado nos cálculos.
Quanto mais cedo o estudante começar o trabalho com o Cálculo Mental, melhor será a compreensão dos conteúdos, dando uma direção segura para que ele próprio elabore uma estratégia para resolver a situação-problema. Afinal, sabe-se que o estudante que se apóia somente nos algoritmos, age automaticamente, sem entender o que a operação representa.
Mas, é necessário salientar, a importância de trabalhar o Cálculo Mental de forma continuada, pois a interrupção no aprendizado pode trazer para o estudante consequencias e atrapalhar seu aprendizado ao longo de seus anos de estudo.
Para Pesquisa:
1. Revista Nova Escola online( http://revistaescola.abril.com.br/calculo-mental/ );
2. CyberActividades ( http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/calc_mental.html )
3. Editora Positivo (Planos de Aula) (http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html?newsID=9b5b21e9216348c8a6dc760a2a87409f)
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