A Matemática da civilização Maia poderá ser reconhecida como Patrimônio Cultural Intangível da humanidade pela Organização das Nações Unidas para da Educação, a Ciência e a Cultura da Unesco (agência Ansa). É uma das mais avançadas civilizações de seu tempo na Astronomia e na Matemática.
Um grupo de matemáticos, historiadores e educadores italianos e espanhóis levarão a proposta ao órgão. O anúncio da iniciativa ocorreu durante o lançamento do livro "Sayab, para aprender matemática: matemáticas maias" e foi feito pelo autor da obra, Fernando Magaña. De acordo com o escritor, o objetivo é promover também o uso das matemáticas maias como uma ferramenta para a solução no ensino da Matemática.
A mais antiga das civilizações pré-colombianas e também uma das mais notáveis, viveram no século IV d.C. na Península de Yucatán (atuais México, Belize e Guatemala). Apesar de jamais atingir o mesmo nível urbano e imperial dos Astecas e Incas, os Maias (ou seus predecessores olmecas) foram os inventores do conceito de Abstração Matemática e usavam um sistema de numeração de base 20, simbolizado por pontos e barras. Eles desenvolveram, independentemente, um número equivalente ao zero, muitos séculos antes do Velho Mundo. Além disso, os calendários atuais são baseados no calendário dos Maias.
O Templo de Kukulkan, no México, destaca-se entre as construções de pedra, já que foi utilizado como observatório astronômico. As quatro faces do templo estão voltadas para os pontos cardeais e representam as estações do ano. Nos dias 21 de março e 23 de setembro, quando o dia tem exatamente a mesma duração da noite, o sol (que incide às 17h e 30min sobre o templo em forma de pirâmide) projeta uma sombra nos degraus que forma a imagem de Kukulkan, o deus da serpente emplumada.
Os espanhóis, quando chegaram ao continente americano, encontraram a sociedade maia em um avançado processo de desarticulação. Alguns estudiosos afirmam que as mudanças climáticas e a ocorrência da baixa produtividade das lavouras foram as razões da extinção desta cultura. Ainda assim, vários documentos e vestígios nos permitiram descobrir ricos aspectos de tal civilização.
Para Pesquisa
1. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-maia/civilizacao-maia2.php
2. http://hypescience.com/21479-10-incriveis-fatos-sobre-a-civilizacao-maia/
3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Maias
4. http://faustomoraesjr.sites.uol.com.br/maia.htm
5. http://www.brasilescola.com/historiag/a-civilizacao-maia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário.