A origem dos símbolos matemáticos se perde no tempo desde a antiguidade. Porém o sinal de igual (=) sabemos sobre a sua invenção.
O sinal de igual foi inventado, segundo Ian Stewart no seu livro “Incríveis Passatempos Matemáticos”, por Robert Recorde em 1557. Recorde foi um médico e matemático galês que escreveu nesse ano um livro no qual estava escrito: “A pedra de amolar o intelecto, que é a segunda parte de aritmética: contendo a extração das raízes; a prática cossike – indica a álgebra, pois os algebristas do Renascimento italiano se referiam ao desconhecido, o que atualmente chamamos de x –, com a regra da equação ; e os trabalhos dos números surdos – termo usado por algebristas italianos que significa raízes quadradas – .”
Robert Recorde escreveu em seu livro: “Para evitar a tediosa repetição dessas palavras ‘é igual a’, utilizarei, como faço frequentemente em meu trabalho, um par de retas paralelas, ou gêmeas de extensão um = , pois não pode haver .2. coisas mais iguais.”
Para Pesquisa:
1. Stewart, I. Incríveis passatempos matemáticos. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. p. 30.
2. Robert Recorde - Welsh mathematician de Mordechai Feingold em Enciclopédia Britannica. Disponível em: <http://www.britannica.com/biography/Robert-Recorde>
3. Robert Recorde – Biografia em University of St Andrews. Disponível em: <http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Biographies/Recorde.html>
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário.