segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A importância do estudo da Matemática no desenvolvimento do ser humano

imagesmat

Podemos observar que, de tempos em tempos, a mesma pergunta retorna à mente de muitas pessoas: Por que estudar Matemática? Essa pergunta permeia a cabeça de muitos jovens e adultos que não conseguem entender a importância dessa disciplina na vida de cada um.

Verdade seja dita, nos dias de hoje, as pessoas se perguntam porque não querem aprender, adquirir conhecimentos pela pura e simples “vontade de aprender”. Não, de fato, isso está quase extinto na nossa sociedade. Algo que divide as opiniões, se é bom ou mau para o indivíduo, talvez seja cedo para avaliarmos, já que a “globalização” e o advento da internet ainda são muito recentes.

As pessoas precisam de razões para estudar Matemática, ou razões para estudar qualquer outra coisa que não consigam definitivamente enxergar, a curto prazo de tempo, a aplicabilidade desse estudo. Pois bem, logo abaixo serão listadas algumas das razões pelas quais se deve estudar, desenvolver o conceito matemático no ser humano, a partir da mais tenra idade.

1) O estudo da Matemática estimula a descoberta: como é experimental, leva os estudantes a concluírem os resultados pelos seus próprios caminhos.

2) Desenvolvimento de autonomia e independência: o estudante cria seus próprios métodos para a resolução de problemas.

3) A Matemática é essencial na vida cotidiana: precisamos dela para calcular tudo, preparar um bolo, contruir e reformar uma casa, despesas do mês, etc.

4) Estudar Matemática desenvolve o raciocínio: lidar com números e cálculos desenvolve o estudante e auxilia o raciocínio nas outras disciplinas.

5) Desenvolve a concentração do estudante: muito importante e necessária para o estudo da Matemática e de outras disciplinas.

6) Prazer de ultrapassar desafios leva ao amadurecimento do estudante, que acaba levando para toda a sua vida.

7) O estudo da Matemática é uma atividade intelectual que valoriza o esforço e refletirá em toda a sua vida.

8) A Matemática é divertida: jogos como memória, xadrez, batalha naval, etc.,  exigem noções de Matemática e ajudam o desenvolvimento do ser humano.

9) Valorização do estudante através da competição sadia: ao preparar-se para as Olimpíadas de Matemática, desenvolve o gosto pelos números e revela talentos.

10) Desenvolve a criatividade, a versatilidade e a superação de desafios no cotidiano.

Estas são algumas razões relevantes para se estudar a Matemática desde cedo, desenvolvê-la nos jovens para que possam aplicar intuitivamente ou não, na sua vida futura.

professora2_thumb.gif[2]

Para saber mais:

1. Porquê estudar Matemática? SigMatemática, 5ª edição, 2008/09. ( http://cmup.fc.up.pt/cmup/sigmat/2010/sigma_home2.html )

2. Educar para Crescer ( http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/9-motivos-estudar-matematica-641079.shtml )

3. Por que estudar Matemática nas escolas? UFRGS ( http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/37156 )

4 comentários:

  1. Estamos, INFELIZMENTE, em pleno século XXI, vivendo a era da Tecnologia e da DESINFORMAÇÃO pela preguiça mental de pensar, raciocinar. Nossa sociedade vive uma geração nova, talvez a tal chamada de geração Y, totalmente inerte aos valores básicos da formação de um cidadão, de uma pessoa. É a cultura do Tudo fácil... Ou seja: "Não preciso ler, nem estudar, basta que eu dê minha opinião sobre tudo e sobre todos...."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, infelizmente vivemos uma época em que ao mesmo tempo que temos uma oferta muito grande de informações, temos a impressão de que o ser humano está se tornando preguiçoso. A imensa maioria não entendeu a riqueza do conhecimento e muito menos seu poder.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Marco Antônio- A matemática estimula a criatividade, e quando essa criatividade é produzida de forma a enriquecer o conhecimento o resultado é simplesmente sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Antônio!
      Concordo com você, o grande segredo é estimular a criatividade.

      Excluir

Escreva aqui o seu comentário.