quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Prestando atenção, mas em outra coisa

 

norbert_wiener3

Norbert Wiener foi um pioneiro da matemática dos processo aleatórios, assim como da nova área cibernética, na primeira metade do século XX. Era um matémático brilhante, além de ser famoso por esquecer de tudo.

Ian Stewart, em sua obra “Incríveis Passatempos Matemáticos”, conta que quando a família de Norbert Wiener, se mudou para uma nova casa, sua mulher anotou o endereço num pedaço de papel e deu a ele. Werner respondeu que não esqueceria algo tão importante, guardando o papel no bolso, de qualquer jeito.

Na tarde que se seguiu, no mesmo dia, o matemático ficou imerso num problema matemático e, precisando de papel para escrever seus cálculos, acabou pegando o papel  com a anotação de seu novo endereço, que estava no bolso. Cobriu-o de equações e após esboçar os cálculos, o amassou e o jogou no lixo.

À noite, se lembrou de algo sobre a nova casa, mas não conseguiu encontrar o pedaço de papel com o endereço. Não sabia o que fazer, então resolveu voltar à antiga residência. Lá, encontrou uma menininha sentada na porta e perguntou:

- Desculpe, querida, mas por acaso você sabe para onde a família Werner se mud…?

E ela respondeu:

- Tudo bem, papai. A mamãe me mandou aqui para buscar você.

 

professora2_thumb.gif[2]

Para Pesquisa:

Stewart, I. Incríveis passatempos matemáticos. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. p. 192,