sábado, 22 de maio de 2021

 

Hipátia de Alexandria

 

É a primeira matemática reconhecida pela história. Ela nasceu em 370 d. C. e entre suas contribuições para a ciência está nada menos do que a invenção do hidrômetro. Hipátia estudou em Atenas, na Grécia, e retornou à cidade egípcia onde nasceu para ser professora. Era conhecida por tratar todos os seus alunos igualmente. Escreveu manuscritos e comentários sobre trabalhos de matemáticos já consagrados, como de Apolônio, sendo responsável por deixar o trabalho do professor mais acessível.

Percurso acadêmico

Hipátia estudou na Academia de Alexandria - onde mais tarde veio a se tornar diretora - e também em uma escola neoplatônica de Atenas. Muito a frente do seu tempo, que condenava as mulheres ao espaço doméstico, Hipátia deu aulas de matemática, astronomia e filosofia.Uma mente inquieta, segundo os relatos dos seus alunos, Hipátia também criou um astrolábio e um hidroscópio.

Estudos e produções

A matemática de Alexandria produziu uma série de trabalhos sobre Aritmética, inspirada na figura de Diofanto de Alexandria, e também em Medicina. Junto de seu pai, Theon, um intelectual (matemático, astrônomo, filósofo), escreveu comentários acerca dos Elementos de Euclides, composto por treze obras que versam sobre a Geometria do mestre grego.

Infelizmente muitas informações sobre Hipátia foram perdidas porque a Biblioteca de Alexandria, que abrigava uma série de documentos, foi destruída. Assim, o que sabemos sobre Hipátia nos dias de hoje foi reportado pelos seus alunos.

Fontes:

1. https://mentalidadesmatematicas.org.br/conheca-5-mulheres-que-fizeram-historia-na-matematica/

2. https://www.ebiografia.com/hipatia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário.